Jogabilidade

Jogabilidade

Voltar

Batalhas

Básico


Ponto de Encontro - Limite de Ataques

O Ponto de Encontro é o local de reunião central das tuas tropas e o sítio que precisas para as coordenar. A quantidade de ataques simultâneos que podes enviar a partir da tua aldeia é limitada. Comandos de apoio não são afetados por este limite.
Se os teus comandos atingirem o limite de 50, terás de esperar até ao retorno de um exército.
Podes ver o resultado da batalha através dos Relatórios que são criados após uma batalha.


Enviar Exército Personalizado

Uma vez recrutadas algumas unidades e querendo atacar um oponente, deves ir ao mapa e clicar na aldeia que pretendes atacar. Aí, seleciona "Enviar Exército". Escolhe o separador "Ataque", de seguida, seleciona as unidades que pretendes enviar e clica em "Atacar". É importante não esquecer que cada aldeia tem uma defesa base e que o oponente pode também ter unidades. Todas as unidades têm diferentes forças e fraquezas, fazendo com que algumas sejam mais apropriadas para atacar e outras melhores na defesa. Podes consultar os detalhes sobre as habilidades das unidades em Visão Geral das Unidades.


Reposicionamento de Unidades (Apenas disponível nos mundos mais recentes)

Em todos os mundos novos, verificarás que a janela de ataque tem três separadores, como exemplificado na imagem abaixo. O terceiro separador é para a funcionalidade "Reposicionar Unidades".


Ao escolher o terceiro separador tens a oportunidade de mudar as unidades de uma aldeia para outra. As unidades irão então viajar para a nova aldeia, onde se irão estabelecer num novo posto de comando. Serás capaz de comandá-las a partir da nova aldeia. Esta pode ser uma vantagem estratégica, uma vez que podes transferir unidades das tuas zonas seguras para aldeias da linha de frente. Esta funcionalidade tem algumas restrições:
  • Só podes reposicionar unidades para as tuas próprias aldeias
  • A lealdade da aldeia tem de estar a 100
  • Só podes reposicionar a quantidade de unidades que a Fazenda da aldeia alvo suportar
  • A habilidade da tribo "União" não se aplica às unidades reposicionadas, mas o Estratega irá duplicar a velocidade de deslocação
  • O Paladino demora 6 horas a ser reposicionado, independentemente das outras tropas a ser reposicionadas
  • Podes cancelar a ordem, quando a aldeia de origem das tropas tiver lealdade inferior a 100.


Predefinições

Cansado de definir manualmente o número de unidades a enviar de cada vez que atacas? É tempo de utilizar as predefinições. Abre o Ponto de Encontro e cria uma nova predefinição. Podes personalizar o seu nome, ícone e unidades incluídas.

Uma vez definida a predefinição, consegues utilizá-la em todas as tuas aldeias. Basta-te abrir a lista global e ativar a predefinição que queres. As predefinições podem ser utilizadas para operações de ataque e apoio, bem como para fins de recrutamento. Em caso de recrutamento, o número exato de unidades que preenche uma predefinição é recrutado, caso a tua aldeia contenha recursos suficientes, obviamente.



Utilizar predefinições é fácil, contudo, deves entender o que significam os pequenos detalhes.




Número Nome Descrição
1 Ícone da predefinição
Este é o ícone que definiste para a predefinição. Se um exército se encontrar em movimento no mapa, podes identificá-lo pelo ícone..
2 Nome da predefinição
Este é o nome da predefinição.
3 Os Generais
    Estes são os Generais que escolheste para assistir o teu exército. Neste exemplo, todos os Generais foram atribuídos à predefinição. (Recorda que podes definir predefinições mesmo que não tenhas Generais suficientes disponíveis. Neste caso, a habilidade do General simplesmente não é utilizada, portanto, os Generais só são gastos se a sua habilidade for acionada).
4 Exércitos na predefinição
Este número indica quantas predefinições deste tipo estão disponíveis. Neste exemplo, a predefinição consiste em 100 Lanceiros e a tua aldeia tem 3908 posicionados. Portanto, poderás enviar esta predefinição 39 vezes.
5 Predefinição incompleta
Esta barra de progresso indica o estado de predefinição incompleta. Neste exemplo, a 40ª. Podes ver que ainda existem 8 Lanceiros não utilizados na tua aldeia e tens de recrutar mais 92 para preencher esta predefinição.
6 Eliminar predefinição
Com este botão podes desativar a predefinição na aldeia selecionada. Tal não afeta a predefinição em si, se a utilizas noutras aldeias.
7 Recrutar automaticamente
Este é o botão de recrutamento automático das predefinições. Lembras-te do exemplo? Se aí clicares, e tendo recursos suficientes disponíveis, 92 Lanceiros serão recrutados no Quartel. Clicar novamente colocará outra predefinição inteira na fila de recrutamento (100 Lanceiros, neste exemplo).


Dica :
Para facilitar a comunicação dentro da tua tribo, podes sugerir que todos os membros tenham as mesmas predefinições com nomes apropriados.


Defender

Se estás a ser atacado regularmente, o atacante provavelmente estará interessado nos teus recursos ou em conquistar a tua aldeia. Caso não exista nenhum Nobre incluído nos ataques, o atacante poderá estar apenas a tentar saquear recursos. Há algumas coisas que podes fazer para proteger a tua aldeia:

  • Contactar a tua tribo para solicitar auxílio;
  • Manter poucos recursos armazenados, utilizando-os na construção de edifícios e recrutamento de unidade;
  • Pesquisar tecnologias protetoras de recursos no Armazém.
Todas as unidades têm habilidades diferentes, as quais tornam algumas unidades melhores para efeitos ofensivos e outras apropriadas para defender. Consulta os detalhes sobre as habilidades das unidades na Visão Geral de Estatísticas das Unidades.

No início do jogo, o Paladino é uma excelente unidade para te proteger contra os primeiros ataques e torna-se ainda mais valioso quando combinado com Paladinos que outros jogadores enviam como apoio.

Não te esqueças de construir o Hospital. Se perderes unidades ao defenderes a tua aldeia, algumas delas serão curadas nesse edifício e podem ser novamente utilizadas. Unidades que permaneçam no Hospital não participam em batalhas.


Apoiar

Algumas vezes, outro membro da tua tribo ou um amigo precisa da tua ajuda. Podes enviar recursos a outros jogadores, bem como tropas como apoio na defesa contra inimigos. Para o fazer, basta clicar na aldeia do jogador em questão, selecionar "Enviar Exército" e escolher o separador "Apoio". Adiciona as unidades que pretendes enviar e clica em "Apoiar".

Tendo a Estátua em nível 2, é possível pesquisar "Marcha Forçada". Desta forma, quando indicas ao Paladino que acompanhe o teu exército de apoio, todas as tuas tropas se movem à mesma velocidade da Cavalaria Leve. Podes ainda enviar o General Mestre do Saque ou o General Estratega para aumentares a velocidade do exército de apoio em 100%.

Quando as tuas tropas de apoio são atacadas numa aldeia de outro jogador, receberás um relatório a indicar quantas unidades perdeste. Não consegues ver quem atacou ou quantas foram as unidades atacantes envolvidas. Depois de as tuas unidades terem cumprido o seu objetivo na defesa de uma aldeia, podes retirá-las. Para as retirar, deves abrir a janela das unidades. Nesse local, consegues escolher entre retirar todo ou somente parte do teu exército.

Recebes um aviso quando estás prestes a atacar as tuas próprias tropas (podem estar a apoiar uma aldeia de que já não te recordes). Este alerta indica-te quantas unidades estão a apoiar a aldeia e tem a opção para trazê-los de volta.



Velocidade e Disciplina

Podes verificar a velocidade das tuas unidades na "Visão Geral das Unidades". Quando envias várias unidades juntas, estas movimentam-se com a velocidade do tipo de unidade mais lento presente no exército. Assim sendo, a velocidade de marcha dos exércitos ao regressarem à sua aldeia de proveniência pode ser diferente, caso as unidades mais lentas sejam destruídas durante a batalha.

Uma exceção à regra acontece quando o Paladino, tendo a tecnologia "Marcha Forçada" sido pesquisada na Estátua, acompanha exércitos de apoio. Sempre que tal sucede, todas as tropas de apoio que viajam com o Paladino marcham à velocidade da Cavalaria Leve.

As tuas tropas movem-se sem qualquer alteração na sua velocidade, mesmo que pelo caminho encontrem aldeias, rios e montanhas.

Quando os teus exércitos se tornam maiores e mais tipos de unidades, como cavalaria e armas de cerco, se misturam, a disciplina do exército decresce. Isto implica um desvio no tempo de chegada de alguns segundos.

É possível aumentar a disciplina pesquisando algumas tecnologias no Quartel.


A Muralha

A Muralha aumenta significativamente a defesa da tua aldeia. Tanto afeta a defesa base como as tropas defensoras.

A Muralha é extremamente eficaz na proteção contra saqueadores, especialmente na fase inicial do jogo. Mais tarde, Muralhas totalmente construídas tornam-se a coluna vertebral de qualquer exército defensivo.

Defesa Base

Todas as aldeias têm uma defesa base, ou seja, todas as aldeias defendem-se a si próprias, mesmo que não existam tropas lá estacionadas. Isto implica que pequenas forças de ataque, como 1 ou 2 Lanceiros, serão destruídos sem se defrontarem com unidades defensoras. A defesa base aumenta com a atualização da Muralha.

Bónus de Defesa

O bónus de defesa aplica-se a todas as unidade que se encontram a defender a tua aldeia, incluindo as unidades de apoio. No nível 20, a Muralha fornece um bónus de 100%, o que significa que as unidades defensoras combatem com o dobro do poder.


Províncias e Igrejas

A Igreja é o local de encontro religioso das tuas aldeias dentro de uma províncias. Sem uma Igreja numa certa província, as tropas combatem com apenas metade da sua força habitual. Cada uma das tuas aldeias deve estar numa província em que possuas, pelo menos uma Igreja.

Se enviares apoio a um amigo, a crença da sua aldeia aplica-se às tuas tropas, pois as mesmas passam a combater sob o comando de outrem.

A Capela é uma Igreja especial. Cada jogador pode apenas ter uma Capela, a qual já se encontra construída na tua primeira aldeia quando inicias o jogo. Este edifício tem a mesma influência da Igreja em nível 1 e não pode ser destruído com Catapultas.

Caso percas a aldeia com que começaste o jogo, podes reconstruir a Capela noutra aldeia. Neste caso, é-te possível construir a Capela em qualquer outra aldeia, por um preço muito mais baixo do que o das Igrejas, desde que não possuas nenhuma Igreja nas aldeias em questão.
Dica:
No início do jogo, deves concentrar-te em aldeias dentro da tua província. Atacar outros jogadores fora da tua província resultará num valor de poder de combate 50% mais baixo. Apesar de tal ser uma grande vantagem para a tua defesa quando és atacado por grandes jogadores de outra província, ser-te-á mais difícil conquistar e defender uma aldeia de outra província. Daí, a importância de construir rapidamente uma Igreja nestes casos, garantindo que as tuas tropas têm crença nessa província.


Outros factos relativos à Igreja::
  • A Igreja necessita de muito espaço na Fazenda, pelo que não é sábio construir uma em todas as aldeias. Quanto maior o seu nível, maior a força de combate na província;
  • A Igreja é destruída quando a aldeia é conquistada;
  • A Igreja tem pontos críticos maiores do que qualquer outro edifício. Portanto, está bem protegida contra Catapultas.
Dica:
No decorrer do jogo, pode acontecer que um único jogador detenha todas as aldeias de uma província. Neste caso, deves tentar destruir todas a Igrejas inimigas antes de começares a conquistar.


Espionagem

Com Espiões podes aceder a informação importante acerca das aldeias dos teus inimigos. Para espiares uma aldeia precisas de construir a Taberna e ter, pelo menos, um espião. Reunidas estas condições podes, então, enviar um ou mais espiões numa missão de reconhecimento. Existem 3 missões disponíveis:

  1. Espiar edifícios: Os teus espiões tentam saber os níveis dos edifícios da aldeia selecionada.
  2. Espiar unidades: Os teus espiões tentam saber o número de unidades estacionadas na aldeia. Existe uma pequena possibilidade de conseguir a informação de quantas unidades se encontram noutro local ou em missão.
  3. Sabotar: Somente disponível se escolheres a "Aliança de Ladrões" como residente do teu Salão das Ordens. Os teus espiões tentam danificar um edifício aleatório da aldeia alvo. No entanto, só podem baixar um nível desse edifício. A Capela e o Hospital não podem ser sabotados.

Nota que em missões de sabotagem terás de enviar no mínimo 3 espiões e pelo menos 3 irão perecer, independentemente do resultado da sabotagem

Os espiões viajam com diferentes velocidades dependendo da sua missão. Em missões de sabotagem, são 4 vezes mais lentos, quando comparado com uma missão de espionagem.

Dica:
A Sabotagem é uma maneira eficiente de demolir aldeias fortemente defendidas, visto que podes danificar a Fazenda, Igreja ou Muralha sem utilizares as tuas unidades.

Caso a tua Taberna esteja em nível 14 ou tiveres pesquisado a tecnologia "Patrulha" com Coroas em determinada aldeia, os teus aldeões são encorajados a proteger essa mesma aldeia de missões de sabotagem. Logo, ataques que visem sabotar a aldeia falharão mais frequentemente do que em aldeias que não contenham esta pesquisa.

O teu inimigo não notará os teus espiões enquanto estes estiverem a caminho, havendo até a hipótese de o teu oponente não descobrir de todo os teus espiões.

A única maneira de te defenderes contra espiões é teres os teus próprios espiões na aldeia. Assim, estes poderão detetar e derrotar os espiões inimigos.

Se espiares com sucesso tropas ou aldeias (relatório com um ponto verde) então, o teu relatório mais recente é partilhado com a tua tribo: todos os membros da tribo podem encontrar o link para esse relatório na janela de informação da aldeia.

Mas atenção! Alguns dos teus espiões podem morrer a defender a aldeia de uma espionagem inimiga. Nem sempre receberás um relatório desse incidente. Certifica-te de verificar os teus espiões regularmente para ver se eles ainda estão no seu posto!

Também podes utilizar contramedidas para iludir espiões inimigos. Para habilitar as contramedidas é necessário haver, pelo menos, um espião na tua aldeia. Existem 4 tipos diferentes de contramedidas:

  • Camuflagem: Podes definir um falso nível de edifício que os espiões inimigos reportarão ao seu senhor. Por exemplo, podes fazer a tua Igreja parecer ter nível 0.
  • Troca de Armas: Escolhe dois tipos de unidade que trocarão as suas armas durante o ataque dos espiões inimigos. Podes esconder o teu Nobre com este truque.
  • Bonecos: Define unidades fictícias com vista a simular um exército maior.
  • Permuta: Esta contramedida força um Espião, que não conseguiu espiar a tua aldeia, a apresentar um relatório de espionagem da sua própria aldeia.

Nota: Para as contramedidas funcionarem precisas de pelo menos um Espião na tua aldeia. As contramedidas têm apenas uma pequena probabilidade de serem acionadas quando a aldeia é espiada.

Exemplo de relatório de espionagem de unidades


Palatino

O Paladino protege a tua aldeia e pode também liderar as tuas unidades em batalha. Cada jogador pode apenas ter um, sendo que é possível equipar o Paladino com armas que fornecem bónus ao teu exército.


Avançado


Modificadores de Batalha

O poder de combate não é o único fator que determina o resultado de uma batalha. Existem outros elementos que podem influenciá-lo, os quais se aplicam tanto ao atacante como ao defensor.

Abaixo podes encontrar a fórmula de cálculo do modificador de ataque, em que todos os valores são dados em percentagem.

Modificador de ataque = 100 x (Crença x Moral x (1 + Sorte)) + valor do Oficial {10 com Grão Mestre, 0 caso contrário} + bónus de ataque da tribo {0 sem a habilidade, máx. 10 com a habilidade em nível 5}

Podes ver o modificador de ataque no relatório de batalha. Se passares o rato sobre o mesmo, verificarás os valores exibidos em percentagem. Neste exemplo, o cálculo seria o seguinte:
100 * (1 * 0.5* 1.04) + 10 + 10 = 72


O menor modificador de ataque possível é de 11% e o maior de 147%.


Quanto ao cálculo do modificador de defesa, em que todos os valores são dados também em percentagem, a fórmula é a seguinte:
Modificador de defesa = Crença x (100 + (5 x Nível da Muralha) / 100) x ((100 + Bónus Noturno)/100)

O menor modificador de defesa possível é de 50% e o maior de 440%.


Vamos agora explicar detalhadamente cada um dos fatores.


Crença

A crença depende da existência de uma Igreja ou Capela na província. Para mais informação, consulta Capela/Igreja. Unidades em apoio são influenciadas pela crença da aldeia que estão a apoiar, independentemente da crença da sua aldeia de origem.


Moral

O Moral é uma proteção para os novos jogadores e é calculada a partir dos pontos do atacante e defensor. Um jogador normalmente ataca com 100% de moral, mas se atacares um jogador muito menos desenvolvido do que tu, és penalizado por isso. Por exemplo, quando o moral do teu oponente é de 45%, as tuas tropas atacarão somente com 45% da sua habitual força de ataque. Se um jogador menos desenvolvido atacar um jogador mais avançado, não existe qualquer bónus no ataque. O valor máximo de moral é de 100%.

O tempo também pode entrar para o cálculo do moral, na medida em que a data de entrada do jogador no mundo é considerada. Se jogador está a jogar num determinado mundo há bastante tempo e ainda tem uma pequena quantidade de pontos, o moral aumentará continuamente até atingir os 50%.

O moral influencia o poder de combate, o qual podes ver na janela de ataque.




Sorte

Sorte é um elemento totalmente aleatório de cada combate. A tua sorte será algo entre -15% e +15% e é sempre referente ao ponto de vista do atacante. Se estás a atacar com +15% de sorte, significa que o teu poder de combate é incrementado em 15%. Para o cálculo do modificador, adiciona (sorte) ou subtrai (azar) o valor dado aos 100% para obteres o valor a aplicar.


Pontos Impacto

Ganhas pontos de impacto após cada batalha. Os pontos de impacto mostram o quão bem-sucedido foste como atacante (Pontos de impacto ofensivos) ou como defensor (Pontos de impacto defensivos).
O número de pontos básicos ganhos ao derrotar uma unidade depende de se és atacante ou defensor. Ou és um atacante ou defensor, ganhas 1 ponto de impacto para cada unidade que derrotas enquanto ataque/defesa, respectivamente.

Consulte a tabela para obter mais informações.

Unidade Pontos de Impacto Defensivos Pontos de Impacto Ofensivos
Lanceiros 4 1
Espadas 5 2
Machados 1 4
Arqueiros 2 5
Cavalaria Leve 5 13
Arqueiro a cavalo 6 12
Cavalaria Pesada 23 15
Aríete 12 10
Catapulta 12 10
Paladino 40 20
Nobre 200 200
Berserker 10 25
Trabucos 25 0

Podes comparar os teus pontos de impacto com os de outros jogadores na classificação. Na classificação há colunas para pontos de impacto atacante, defensor e a soma de pontos de impacto.

Grão-Mestre

Se enviares um Grão-Mestre com o teu exército, este irá atacar com mais 10% de força de ataque. Portanto, um factor de 1.1 será usado como modificador de batalha. Se não enviares um Grão-Mestre, o valor é de 1.0.


Bónus Noturno

Se ativado num mundo, o Bónus Noturno tem a duração de 6 horas (da meia-noite às 6 da manhã). No entanto, isto pode variar de mundo para mundo.
Enquanto o Bónus Noturno estiver ativo, o defensor recebe um bónus de 100% quando é atacado. Este bónus não afeta Espiões ou ataques a aldeias bárbaras.
Se o Bónus Noturno esteve ativo durante um ataque, tal será indicado no relatório de batalha.
Nota que o Bónus Noturno nunca é utilizado em mundos internacionais.


Catapultas e Aríetes

As Catapultas podem destruir edifícios do teu oponente. Iniciando o ataque com Catapultas, podes selecionar que edifícios devem ser alvo de destruição na janela onde lanças o ataque.

Nota que os edifícios têm diferentes pontos críticos, sendo que os podes aumentar pesquisando tecnologias. A Academia, o Salão das Ordens e a Igreja têm pontos críticos bastante mais elevados do que outros edifícios.

Os seguintes edifícios não podem ser demolidos abaixo do nível 1: Edifício Principal, Fazenda, Armazém, Capela. O Hospital não pode ser um alvo das Catapultas.

Os Aríetes são utilizados para derrubar a Muralha inimiga. Isto é feito duas vezes durante a batalha. O primeiro ataque dos Aríetes é executado antes da batalha efetivamente começar e baixa o bónus de defesa do oponente, se bem-sucedido. O segundo ataque é realizado depois da batalha com os Aríetes sobreviventes. Se a tua tribo investir na Habilidade da Tribo "Muralha de Ferro", a Muralha não pode ser destruída abaixo de um certo nível.

Oficiais

Os oficiais podem trazer ótimos benefícios e subtilezas táticas à tua estratégia. Se tens oficiais ao teu serviço podes atribuí-los aos exércitos. Os oficiais podem ser adquiridos na loja ou obtidos como recompensas de missões e no Depósito de Recursos.
Caso tenhas atribuído um oficial a uma predefinição, este irá automaticamente juntar-se ao exército predefinido, se disponível. Quando não existirem oficiais suficientes disponíveis, o exército iniciará à mesma a marcha, sem a presença do oficial.

Por favor toma nota: Um pop-up de confirmação aparecerá quando cancelares um comando que tenha oficiais, informando-te de que os oficiais não serão devolvidos, caso confirmes o cancelamento do comando.



Ícone Nome Descrição
Habilidade
Grão-mestre O Grão-Mestre é o líder perfeito para os teus exércitos. Com a sua experiência e presença, é capaz de incrementar o poder de combate do exército que acompanha e aumenta as tuas hipóteses de vitória.
Aumenta o poder de ataque de um exército atacante em 10%
Mestre do Saque
O Mestre do Saque e as suas mulas fiéis auxiliam o exército vitorioso com que viajam, transportando os despojos de guerra para a tua aldeia.
No ataque a uma Aldeia Bárbara, aumenta a capacidade de carga em 50%, aumenta a velocidade do exército em 100% e fornece 20% de probabilidade de atualização de um edifício de produção de recursos na Aldeia Bárbara pilhada.
Médico
O Médico segue os teus exércitos atacantes na esperança de salvar algumas almas afortunadas. Depois de uma batalha, o médico vasculha o campo de batalha à procura de soldados com ferimentos ligeiros, os quais recebem então atenção médica, repondo a força do exército.
Reduz a quantidade de baixas de um exército atacante em 10%
Impostor
O Impostor é um general astuto e ardiloso que informa erroneamente o inimigo sobre as movimentações do teu Nobre. O inimigo terá a perceção de que um Nobre acompanha o teu exército atacante.
Abranda a velocidade de marcha do exército inteiro para a velocidade base do Nobre.
Ranger Camuflado pela sombra das árvores ou pelo manto da noite, o Ranger escolta um exército atacante e observa a força militar do inimigo. Um ataque apenas será efetuado se as probabilidades estiverem a favor do atacante.
Permite que o exército atacante entre em batalha somente em caso de potencial vitória. Caso contrário, o exército retorna à aldeia de proveniência
Estratega
Armado com conhecimento e sabedoria em vez de espada e escudo, o Estratega estuda o terreno e geografia do local e guia exércitos de apoio com rapidez para o seu destino.
Aumenta a velocidade de um exército de apoio em 100%. Não acumula com a tecnologia 'Marcha Forçada' do Paladino. .


Aldeias Bárbaras

Podes facilmente identificar aldeias abandonadas, já que se dão pelo nome de "Aldeias Bárbaras". Não existe qualquer diferença entre aldeias detidas por jogadores e aldeias abandonadas ou bárbaras. O moral de aldeias desocupadas é sempre 100% e podes conquistá-las como qualquer outra aldeia. Embora as aldeias bárbaras não pertençam a ninguém, estas crescerão até uma certa dimensão.

Quando um jogador elimina a sua conta, as suas aldeias serão eventualmente transformadas em aldeias bárbaras. Devido a esta situação, por vezes, aldeias bárbaras que pertenceram anteriormente a jogadores estão guarnecidas com unidades.



Conquistar Aldeias


Assumir Controlo de outra Aldeia

Nobling ("noblar") significa assumir o controlo de outra aldeia. Assim, para o fazer precisas de atacar o alvo com um Nobre. Durante um ataque bem-sucedido, o Nobre reduz a lealdade da aldeia. A lealdade base de uma aldeia é 100 e em cada ataque triunfante dá-se um decréscimo da lealdade em 20-35, mesmo se enviares mais de um Nobre nesse ataque. Para conquistar a aldeia, a lealdade deve ser reduzida para menos de 0, portanto, tal ação dura geralmente 4 ou 5 ataques, embora possa ser conseguido com apenas 3 ataques.

Se um Nobre for enviado sozinho num ataque, normalmente, é destruído devido à defesa base de uma aldeia, pelo que deves sempre enviar tropas com ele.

Logo que um Nobre reduza a lealdade para menos de 0, este conquista a aldeia e assume-se como novo governante ao teu serviço, deixando de poder ser utilizado para outro ataque. As unidades que acompanham o Nobre ficam na aldeia como apoio.

Recrutar Nobres

Para criar um Nobre tens de construir a Academia, sendo que só o conseguirás fazer ao alcançar o nível 20 do Edifício Principal. Precisas também recursos e espaço livre na Fazenda.

A número de Nobres que te é possível recrutar depende da quantidade de moedas de ouro que cunhas. Podes armazená-las na tua Academia, uma vez que as moedas de ouro não se perdem ou expiram, mesmo que um nobre seja destruído ou uma aldeia conquistada. As moedas são armazenadas globalmente, não tendo de ser transferidas para outras aldeias.

Quanto mais aldeias conquistares, mais moedas necessitarás para um novo Nobre.
Dica:
Com o avançar do jogo, é útil ter a "Aliança de Ladrões" nas aldeias cujo intuito é cunhar moedas de ouro, visto que essa aliança reduz os custos das moedas.


Lealdade

A lealdade de uma aldeia indica o quão perto a mesma se encontra de mudar de mãos. Enquanto o seu valor se mantiver em 100, a lealdade não é exibida. Contudo, quando uma aldeia recebe um ataque com um Nobre vitorioso, a lealdade da mesma decresce em 20-35. Normalmente, a lealdade aumenta 1 ponto por hora, embora tal dependa da velocidade do mundo. Por exemplo, num mundo de velocidade 2, a lealdade aumentará 2 pontos por hora.

No momento em que a lealdade desce abaixo de 0, a aldeia é capturada pelo atacante e dá-se um incremento da lealdade para 25.

Então tens de reduzir a lealdade abaixo de 0, não conseguirás conquistar a aldeia se a lealdade ficar a 0%. No entanto receberás um prémio por isso.

Ser Conquistado por outro Jogador

Perder as tuas aldeias é obviamente um revés irritante, contudo, não há razão para desistir. Nessa ocasião, mudas-te para uma nova aldeia na periferia do mapa onde se encontram outros jogadores com novas aldeias. Terás, portanto, uma boa oportunidade de crescimento nessa zona do mundo.

Solicita auxílio aos elementos da tua tribo, permitindo-lhes enviar-te recursos e tropas de apoio, a fim de poderes reconstruir a tua aldeia rapidamente.


Selecionar idioma